IR - Faltam duas semanas para o fim do prazo

Já entregou a sua ou vai deixar pra última hora?

Parece notícia velha, mas é um assunto que se repete todos os anos. Faltando cerca de duas semanas para o fim do prazo de entrega da declaração de imposto de renda, menos de 40% dos contribuintes finalizou a sua.
Segundo a Receita Federal, até a sexta-feira 13, “só” 10 milhões de contribuintes haviam remetido suas declarações, do total de 29 milhões esperados para este ano.
Diretor da SCS Contábil, Wilson Simonato (foto) dá algumas dias aos contribuintes e faz um alerta sobre os problemas de deixar tudo pra última hora.
Segundo ele, a declaração não é nenhum bicho de sete cabeças, mas precisa de atenção para ser preenchida. “Um valor errado, um campo mal indicado ou um item omitido podem gerar uma dor de cabeça enorme para o contribuinte”, afirma Simonato.
Essa é uma razão a mais para você procurar um profissional de contabilidade na hora de preencher a declaração.
E quais os riscos de deixar para a última hora?
Wilson Simonato responde: “Como já dissemos, a declaração de imposto de renda pede uma série de cuidados, ainda mais a partir deste ano que a receita passou a exigir novos documentos, como declaração de imóveis e outros bens. Por isso, deixar para os últimos dias é um risco que não vale a pena correr. Em nosso escritório, recebemos centenas de clientes para declaração e também temos aqueles que deixam pra última hora. Imagine você se, no último dia, descobre que falta uma certidão, ou uma cópia de documento e estes não estão disponíveis no momento, ou precisam de prazo para chegar às suas mãos.  Como fazer, se você deixou para o último dia?”, questiona o diretor da SCS Contábil.
Deixar para a última hora implica também em ter que enfrentar congestionamento na rede da Receita Federal, com a internet lenta e a declaração demorando horas para ser remetida.
Sem contar que fazer a declaração no final do prazo implica em pressa na hora do preenchimento. E, como todo mundo sabe, a pressa é a maior inimiga da perfeição. E do Leão também.
Não esqueça ainda que dia 30 de abril, prazo final para a declaração, cai numa segunda-feira, bem no meio do feriadão de 1º de Maio. E você não vai querer passar esse dia sentado na frente do contador, não é mesmo?
Por isso, sabendo que ainda faltam duas semanas, cerca de dez dias úteis, se apresse para fazer a sua declaração e boa sorte.

Postado: 13/04/2018

Deixe o seu comentário