Artigos

Receita consolida regras sobre declaração do Imposto de Renda

No último dia 6 de novembro, o Diário Oficial da União publicou a instrução normativa que define as normas gerais de tributação relativas ao Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF).
O objetivo é unificar a legislação sobre o imposto e orientar o contribuinte com relação à interpretação que vem sendo adotada pelo Fisco.
Confira as novas regras
  1. No caso de guarda compartilhada, cada filho pode ser considerado como dependente de apenas um dos pais.
  2. Alguns benefícios fiscais que tiveram seus prazos prorrogados, ficou estabelecido o tempo para a dedução do imposto: valores despendidos a título de patrocínio ou de doação no apoio direto a projetos desportivos e paradesportivos - até o ano-calendário de 2022
  3. Valores correspondentes a doações e aos patrocínios diretamente em prol de ações e serviços no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD) - até o ano-calendário de 2020;
  4. Quantias referentes a investimentos e a patrocínios feitos na produção de obras audiovisuais cinematográficas aprovadas pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), bem como na aquisição de cotas dos Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional (Funcines) - até o ano-calendário de 2017.
Todos os Artigos « voltar
Topo
LiveZilla Live Help