Você sabia que tem vantagens quem declara logo o Imposto de Renda?

Começou quinta-feira, dia 1º o período de declaração do Imposto de Renda e talvez nem todos saibam, mas existem algumas vantagens para quem se antecipa e faz sua declaração nos primeiros dias. A equipe da SCS Contábil sabe bem isso.
Segundo a Receita Federal, 28,8 milhões de declarações devem ser entregues dentro do prazo legal.
Matéria publicada pelo O POVO Online traz uma lista com as vantagens do contribuinte que declara nos primeiros dias. Confira:
1 - Receber a restituição mais cedo
Quem declara logo no começo do prazo tem chance de receber a restituição mais cedo. A fila de restituição prioriza idosos e portadores de doenças graves, mas após esse público receber, obedece uma ordem de entrega da declaração. Portanto, quem declara primeiro, recebe restituição antes.
2 - Menor chance de errar na declaração
Existe o velho ditado que diz que "a pressa é inimiga da perfeição". Isso pode ser levado em conta na decisão de fazer a declaração mais cedo e evitar cair na malha fina por um erro. Quem se antecipa no preenchimento tem mais tempo para conferir possíveis erros.
3 - Tempo maior para reunir documentos
É comum os declarantes perceberem que falta algum documento na hora de fazer o processo. Com a antecipação, o contribuinte tem mais tempo para reunir os documentos que faltam para conclusão da declaração.
4 - Evita o congestionamento do site
Com a decisão de fazer a declaração antes do prazo final, o contribuinte evita possíveis problemas no site da Receita Federal nos dias finais. O site tende a congestionar pelo alto número de acessos ao mesmo tempo.
5 - Saber antes o quanto irá receber
Quando a declaração é feita antes, mais rápido se sabe quanto terá a receber na restituição. Também é possível descobrir com antecedência o quanto terá a pagar caso haja algum imposto pendente. Declarando antes o cidadão pode se planejar financeiramente.
6 - Evitar pagar multa
Deixar para fazer a declaração depois do prazo acarreta em multa. O contribuinte está sujeito à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
Quais documentos precisa reunir?
- CPF de dependentes maiores de 8 anos
- Declaração do IR de 2017
- Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia ou recebimento de pensão alimentícia de valor superior a R$ 1.903,98
- Comprovantes de despesas com saúde